A área de competência do CIM-Unifesp está vinculada à área de materiais poliméricos/compósitos e nanomateriais. Tais áreas atendem às demandas de setores industriais acerca de PD&I nos segmentos químico, farmacêutico, saúde, aeroespacial, defesa, óleo e gás, tintas, construção civil, celulose, cosmético, cerâmico, automotivo, etc. presentes não só na região do Vale do Paraíba, mas também em outras regiões do Brasil.
Materiais poliméricos/compósitos
São desenvolvidas pesquisas em materiais metálicos, compósitos intermetálicos, compósitos de diferentes matrizes (cerâmica, metálica e polimérica), polímeros e suas blendas. O grupo atua ainda, no desenvolvimento de novos polímeros, processos de polimerização, modificação de polímeros e biopolímeros, caracterização e processamento de materiais poliméricos, metálicos e cerâmicos em escala de laboratório e piloto, assim como, na adequação e no escalonamento de produtos e processos nos diversos segmentos de aplicação. O grupo dispõe de equipamentos em escala de laboratório e piloto para conduzir desenvolvimentos de novos polímeros em condições reais de escalonamento. A Unidade pode ofertar ainda, soluções visando o processamento de materiais com microestruturas específicas, interfaces químicas e mecânicas adequadas para otimização da relação material-processamento-desempenho, além do desenvolvimento de modelos matemáticos.
Soluções na área de materiais funcionais, macro ou nanoestruturados também podem ser ofertadas, abrangendo desde o setor aeroespacial até o de agronegócio, fármacos, entre outros. Nessa sublinha de atuação, destaca-se o envolvimento do grupo com o setor químico para o desenvolvimento de polímeros e processos de polimerização em reator piloto, empregando diferentes tipos de monômeros para aplicação em tintas, adesivos, revestimentos, papel e fibras. Destaca-se também, projetos na área de materiais compostos para fabricação de carpetes automotivo, calçados, substituição de materiais metálicos no interior de automóveis e aeronaves, assim como o desenvolvimento de materiais inteligentes para diversas aplicações. Compósitos funcionais de polipropileno reforçados com celulose microfibrilar, assim polímeros para fabricação de carpete reciclável e chapas de MDF são desenvolvidos pelo grupo.
Nanomateriais
Pesquisas em materiais nanoparticulados, nanoestruturados e heteroestruturados dentro das classes dos metais, cerâmicas, polímeros, compósitos, com aplicações nas indústrias farmacêutica, médica, eletroeletrônica, aeroespacial, cosméticos, tintas, fibras, papel, energia, dentre outras são conduzidas pelo grupo.
Destaca-se o desenvolvimento de nanopartículas funcionais e híbridas, bio-nanocompósitos, nanofibras poliméricas, nanocapacitores, nanofilmes obtidos por plasma, nanosensores, nanomantas de carbono e materiais com grafeno, assim como soluções para encapsulação de compostos bioativos, fármacos, crescimento celular in-vivo e in-vitro, citotoxicidade e biodegradabilidade de materiais. Desenvolvimento de metodologias de caracterização de polimorfismo em fármacos via difração de Raios X, uso de equipamentos de imagem em 3D, dispositivos eletrônicos de imagens, supercapacitores, nanopartículas metálicas para aplicação na terapia fotodinâmica, imunossensores para a detecção de doenças, sistemas nano-biopoliméricos para encapsulação de compostos bioativos, obtenção de nanocristais de celulose para uso como reforço e estabilizante de polimerização.