Sobre a Embrapii
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma organização que recebe financiamento do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações para fomentar o desenvolvimento industrial do país por meio de parcerias entre as empresas e instituições de pesquisa e universidades.
Para conhecer o portfólio da Embrapii clique aqui
Para mais informações acesse o site da Embrapii clicando aqui
Sobre a Unidade Embrapii CIM-Unifesp
A região do Vale do Paraíba divide-se equitativamente entre os setores industrial e de serviços. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a região do Vale do Paraíba foi responsável por 21% das exportações do estado em 2019, com destaque para a indústria aeronáutica, aeroespacial, defesa, automotiva, petróleo e gás, química e celulose.
São indústrias de alta densidade tecnológica e, por isso, demandantes de atividades permanentes de PD&I em materiais poliméricos/compósitos e nanomateriais. Aliado a isso, a localização estratégica do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp, a disponibilidade de recursos humanos na região, a interação com o Parque Tecnológico, flexibilidade e o histórico do grupo na área de materiais poliméricos e nano-biomateriais são fortalezas do grupo para prover projetos de PD&I em parceria com as empresas.
Além disso, o grupo de materiais do CIM-UNIFESP dispõe de equipamentos e laboratórios individuais de ponta para cada uma das especialidades e vários equipamentos agrupados em duas Centrais Multiusuária de Apoio à Pesquisa.
Assim, com base nas fortalezas do grupo proponente e na demanda das empresas da região é possível afirmar que a área de competência do grupo é relevante para o desenvolvimento permanente de atividades de PD&I, em parceria com as indústrias da região do Vale do Paraíba e do estado de São Paulo. O potencial de geração de conhecimento nas três áreas de atuação do grupo é imenso, porém desafiador, por contar com instituições de pesquisa tradicionais, como também por possuírem diferenças regionais no que tange aos aspectos sociais, econômicos e tecnológicos. O grupo de materiais do CIM-UNIFESP é formado por pesquisadores com vasta experiência nas três áreas de atuação da unidade (materiais poliméricos/compósitos e nanomateriais).
Em conjunto, o grupo de pesquisadores tem histórico recente (2014-2019) de captação de recursos financeiros e econômicos na ordem de aproximadamente 11,44 milhões de reais de empresas do setor produtivo, como BASF, Suzano, Siemens, LogLab, Varian, Hexion Química, Alpargatas, Momentive Performance Materials e PG Química para desenvolvimento de projetos com foco em PD&I. Além dos projetos financiados pelo setor produtivo, a maioria dos pesquisadores do grupo possui histórico de projetos aprovados pela FAPESP, CNPq e FINEP nas áreas de atuação. Juntos esses projetos somam aproximadamente R$ 8,25 milhões. Os pesquisadores do grupo também atuam em parceria com empresas em projetos apoiados pela FAPESP, como por exemplo, os programas de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e Shell Novas Energias. Ainda digno de nota, em conjunto, os pesquisadores envolvidos têm no currículo o depósito de 40 patentes, além de produtos e processos desenvolvidos em parcerias com algumas empresas.
O grupo de materiais do CIM-UNIFESP vem conseguindo concretizar e conduzir projetos de PD&I em parceria com empresas industriais, assim como manter em seu portfólio empresas interessadas em elaborar e conduzir projetos de PD&I. Nos últimos anos, o grupo tem contribuído para a criação de fluxos mais eficientes para celebração de acordos de parceria com as empresas e tem atuado constantemente na busca por empresas industriais na área de competência do grupo.
VEJA TAMBÉM: Brochura de divulgação da Unidade |
Sobre o financiamento de projetos
COMO FUNCIONA
A EMBRAPII disponibiliza recursos financeiros não-reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) a serem desenvolvidos pela Unidade CIM-Unifesp, que está credenciada para atuar nas áreas de Polímeros, Compósitos e Nanomateriais.
Como o modelo de negócios é compartilhado entre os parceiros (a empresa, a Unidade CIM-Unifesp e a própria EMBRAPII), a empresa potencializa sua competitividade, diminui os custos com P&D e avança na modernização de seus produtos e processos, com o auxílio e competência técnica dos grupos de pesquisas e a infraestrutura laboratorial da Unifesp.
Assim, o modelo de atuação da EMBRAPII permite agilidade, flexibilidade e compartilhamento de custos e riscos no apoio a projetos de PD&I das empresas. Este modelo dá autonomia à Unidade para:
- Identificar oportunidades de parceria e efetivar a contratação de projetos voltados à geração de soluções tecnológicas e à introdução de novos produtos e processos para o mercado;
- Ser a responsável pela execução do(s) projeto(s), pela aplicação dos recursos financeiros, pela prestação de contas e pela guarda dos resultados alcançados.
No financiamento da carteira de projetos da Unidade EMBRAPII, aplicam-se as seguintes regras de composição de recursos:
MODALIDADE 1/3
(i) a parcela correspondente à contribuição da EMBRAPII é, no máximo, equivalente a 1/3 do valor total da carteira de projetos contratada, ou seja, podemos contratar projetos com o ingresso de até 33% em recursos financeiros da EMBRAPII;
(ii) os 2/3 restantes devem ser negociados entre a Unidade e as empresas parceiras contratantes dos projetos. Destacamos, assim, que a participação financeira das empresas não pode ser inferior a 33%;
(iii) a participação da Unidade EMBRAPII na forma de contrapartida será econômica (não financeira), ou seja, em uso de equipamentos e horas de trabalho do pessoal de apoio (técnicos de laboratório, por exemplo) e pesquisadores da Unifesp.
MODALIDADE 50% EM PROJETOS ESTRATÉGICOS
Em 2021, foi lançada esta modalidade em que a EMBRAPII aporta 50% dos recursos financeiros para projetos que envolvam:
- micro, pequenas e médias empresas;
- startups;
- grandes empresas, desde que em projetos cooperativos com empresas nas condições acima citadas.
Esta modalidade tem foco em projetos desenvolvidos com Tecnologias Habilitadoras de acordo com a Portaria MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) nº 1329, nos setores de: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e, Nanotecnologia.
A tramitação do processo de abertura do Acordo de Parceria segue a mesma dinâmica da modalidade 1/3, diferenciando-se o incremento no aporte financeiro da EMBRAPII - 50% do valor do projeto ao invés de 1/3 – e prioridade no apoio às empresas com menor porte.
PROGRAMA ROTA 2030
Neste Programa, a EMBRAPII disponibiliza recursos para apoiar o desenvolvimento tecnológico e a competitividade das empresas da cadeia produtiva do setor automotivo. Ou seja, os aportes financeiros são destinados exclusivamente à contratação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que sejam demandados por empresas do setor de mobilidade e logística.
Além da oferta de recursos não reembolsáveis para a modernização da indústria, com o desenvolvimento de projetos de PD&I, a Unidade EMBRAPII oferece conhecimento e inovação para que as empresas superem seus desafios tecnológicos e consigam atender suas demandas.
Condições e características da parceria:
- A empresa parceira deve possuir CNAE industrial nas faixas 5 a 33, 62.01-5 e 62.03-1 (ou adequá-lo no decorrer do desenvolvimento do projeto);
- São elegíveis empresas classificadas como Microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais, startups, médias empresas e grandes empresas.
Principais vantagens:
- Recursos não reembolsáveis: Os recursos da Embrapii e da Unidade CIM-Unifesp não precisam ser reembolsados;
- Sem burocracia: O fluxo de contratação é contínuo, ou seja, sua empresa não precisa esperar a abertura de edital para ser credenciada e a tramitação é rápida e sem burocracia;
- Sigilo: as informações do projeto, seus resultados e segredos industriais são assegurados e protegidos por acordo de confidencialidade.
QUER MAIS INFORMAÇÕES OU DESEJA MARCAR UMA VISITA?
Entre em contato e agende a visita de nossos pesquisadores para entendermos sua demanda e de que forma podemos ajudar. Nosso e-mail é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
MODELOS DE DOCUMENTOS DISPONÍVEIS