Acordo tem como objetivo desenvolver material polimérico biodegradável substituto ao plástico.

Unifesp Bioreset

O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp), unidade que integra a rede Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), assinou, no dia 18 de junho de 2021, um acordo de parceria envolvendo a startup Bioreset Biotecnologia Ltda, com sede na cidade de Jacareí (SP), para desenvolver formulações sustentáveis de biopolímeros para aplicações industriais. "Essa parceria vai resultar no desenvolvimento de formulações específicas para o biopolímero fabricado pela empresa Bioreset, para que este apresente propriedades mecânicas e processabilidade adequadas para aplicações em filmes e peças rígidas, em setores industriais nos quais a biodegradabilidade é desejável", esclarece a coordenadora do projeto, Ana Paula Lemes.

O projeto será financiado pela Bioreset, Embrapii e a Unifesp, e contará com a participação de alunos e pesquisadores do Laboratório de Tecnologia de Polímeros e Biopolímeros, ligado ao CIM-Unifesp. “O acordo de parceria celebrado com a startup Bioreset resultará em projetos futuros na área de polímeros e biopolímeros, com financiamento específico da Embrapii para startups”, destaca Maurício Pinheiro de Oliveira, coordenador de Unidade Embrapii CIM-Unifesp.

“Utilizamos um processo biotecnológico 100% natural, para desenvolver polímeros biodegradáveis, com possibilidade de substituir o plástico tradicional na indústria de embalagens, descartáveis e diversas outras aplicações, sem prejudicar o meio ambiente”, destaca Fernando Piovesana, sócio-proprietário da Bioreset Biotecnologia Ltda.

Notícia publicada originalmente em: https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/5240