Parceria foi firmada com a empresa Beneduce e tem previsão de conclusão de 12 meses

EMBRAPII CIM UNIFESP e Beneduce Portal

O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp), unidade que integra a rede Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), assinou, no mês de outubro de 2021, um acordo de parceria com a empresa Beneduce, por meio de sua unidade CIM-Unifesp, para desenvolver projeto relacionado ao uso do resíduo polimérico oriundo da produção de componentes automotivos.

A professora Lília Müller Guerrini, coordenadora do projeto, esclarece que essa parceria “está em sintonia com os trabalhos já desenvolvidos no CIM-Unifesp e atenderá as necessidades de desenvolvimento tecnológico na área de reciclagem, processamento e reaproveitamento de resíduos sólidos”. O projeto visa ao desenvolvimento de formulações poliméricas e a obtenção de produtos com a máxima concentração de “sobras” inerentes do processo de produção de componentes automotivos. Com o desenvolvimento do projeto, espera-se a obtenção de materiais poliméricos com propriedades mecânicas iguais ou superiores ao produto padrão, assim como o uso futuro de aproximadamente 52 toneladas/mês das sobras do processo industrial.

O financiamento do projeto será realizado pela empresa Beneduce, Unidade Embrapii CIM-Unifesp e a Unifesp, com previsão de conclusão dentro 12 meses. O projeto será desenvolvido nos Laboratórios de Tecnologia de Polímeros e Biopolímeros, Síntese e Processos de Polímeros e de Engenharia e Controle Ambiental, com a participação do professor Fábio Roberto Passador e da professora Cristiane Reis Martins, além de alunos(as) de graduação, pós-graduação e técnicos(as) de laboratórios.

“O desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis fazem parte da estratégia de inovação da Beneduce. Dessa forma, temos buscado a parceria com universidades e ICTs para desenvolver soluções tecnológicas relevantes para o mercado” destaca Sandro Beneduce, sócio-proprietário da Beneduce Administração e Participações Ltda.

Notícia publicada originalmente em: https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/5419