Projeto com a empresa Já Fui Mandioca é o primeiro na modalidade Embrapii-Sebrae destinado a micro e pequenas empresas.

Unifesp e Já Fui Mandioca

O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp), unidade que integra a rede Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), assinou, no dia 9 de dezembro de 2021, um acordo de parceria com a empresa Be Future Indústria de Produtos Eco-Sustentáveis Ltda. (Já Fui Mandioca) para desenvolver projeto de pesquisa relacionado ao uso de matérias-primas oriundas de fontes renováveis para produção de embalagens ecossustentáveis.

O projeto receberá recursos financeiros oriundos da empresa Já Fui Mandioca, Embrapii e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do contrato Embrapii-Sebrae, assim como recursos econômicos oriundos da Unifesp. "Este é o primeiro projeto com a empresa Já Fui Mandioca e o primeiro na modalidade Embrapii-Sebrae voltado para micro e pequenas empresas”, revela o professor Maurício Pinheiro de Oliveira, coordenador-geral da Unidade Embrapii CIM-Unifesp.

O projeto será desenvolvido no Laboratório de Biotecnologia e Produtos Naturais (BioNat), com a participação das professoras Fabiana Perrechil Bonsanto, Mariana Agostini de Moraes e Ana Paula Lemes, além de estudantes de graduação, pós-graduação e técnicos(as) de laboratórios. Fabiana Perrechil Bonsanto, coordenadora do projeto, esclarece que essa parceria está em sintonia com os trabalhos já desenvolvidos no BioNat e atenderá as necessidades de desenvolvimento tecnológico de embalagens ecossustentáveis e biodegradáveis.

“O desenvolvimento de produtos ecossustentáveis faz parte da estratégia de inovação da Be Future, por meio da marca Já Fui Mandioca. Dessa forma, acreditamos que o futuro não se faz amanhã, mas sim hoje, com ações concretas que influenciam positivamente os consumidores e o meio ambiente. Nos últimos anos, temos buscado parcerias com universidades para desenvolver soluções tecnológicas relevantes para nossos clientes”, destaca José Alexandre Simão, sócio-proprietário da Be Future Indústria de Produtos Eco-Sustentáveis Ltda.

Notícia publicada originalmente em: https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/5559-unidade-embrapii-cim-unifesp-assina-acordo-para-desenvolver-bioembalagens