Parceria permitirá o desenvolvimento de composições para produção de paletes one-way empregando materiais sustentáveis

O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp), unidade que integra a rede Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), assinou no dia 04 de dezembro de 2020, um acordo de parceria com a empresa Ball Embalagens para Bebidas América do Sul para desenvolver paletes one-way empregando materiais mais sustentáveis, com propriedades mecânicas, fotossanitárias, além da implementação de logística reversa para atender ao segmento de embalagens.

De acordo com a docente do ICT/Unifesp e coordenadora do projeto, Ana Paula Lemes, essa parceria vai resultar no desenvolvimento de novas composições poliméricas utilizando matérias-primas biodegradáveis e renováveis, além de polímeros recicláveis na produção de paletes one-way e de demais embalagens. "O emprego dessas composições tem como objetivo estabelecer rotas mais sustentáveis para o descarte e/ou reciclagem desses materiais", completa.

O projeto será financiado pela Ball, Embrapii e Unifesp, e contará com a participação de alunos e docentes do Laboratório de Tecnologia de Polímeros e Biopolímeros no Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp). "Este é um projeto muito importante para o segmento de embalagens, e resultará em materiais biodegradáveis para aplicações diversas”, destacou Maurício Pinheiro de Oliveira, coordenador de Unidade Embrapii CIM-Unifesp. “Por produzimos a embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas, as latinhas de alumínio, a Ball tem como sua estratégia central adotar e desenvolver modelos de maior preservação dos recursos naturais do planeta em tudo o que fazemos. E este projeto é prova disso”, completa Vicente Neto, Gerente de Transportes da Ball América do Sul.

Notícia publicada originalmente em: http://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/4939-unidade-embrapii-cim-unifesp-assina-acordo-com-a-ball-beverage-can-south-america-s-a