O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp), unidade que integra a rede Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), assinou um novo acordo de parceria com a empresa PG Química LTDA para desenvolver nanodispersões para polimento de porcelanatos cerâmicos.

O projeto receberá recursos financeiros oriundos da empresa PG Química e da Embrapii, assim como recursos econômicos oriundos da Unifesp.

O projeto é uma complementação do projeto anterior desenvolvido com a PG Química em 2021, que resultou no depósito de uma patente junto ao INPI em 2022. O projeto será coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Quinteiro e contará ainda com a participação de alunos de graduação, pós-graduação e docentes do Centro de Inovação em Materiais da Unifesp. "Este é o terceiro projeto de parceria com a empresa PG Química e o segundo projeto na modalidade Embrapii, evidenciando o sucesso da parceria”, destacou o professor Maurício Pinheiro de Oliveira, coordenador-geral da Unidade CIM-Unifesp e integrante do projeto.

“A PG Química tem como negócio principal desenvolver, fabricar e distribuir produtos químicos para os mais diversos segmentos, visando ser reconhecida como forte competidora no fornecimento de produtos e soluções inovadoras da área química. Entendemos que projetos inovadores e parcerias como esta, com o CIM-Unifesp, podem resultar em soluções que atendam as necessidades técnicas e sustentáveis do setor cerâmico”, comenta Graco Pimenta, presidente da PG Química.

Notícia publicada originalmente em: https://www.unifesp.br/campus/sjc/noticias/3180-embrapii-cim-unifesp-assina-acordo-para-desenvolver-nanodispersoes-na-industria-ceramica.html