O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp), unidade que integra a rede Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), em acordo de cooperação com a Gerdau, realiza pesquisas visando ao desenvolvimento tecnológico do processo de fabricação de arames trefilados e produtos acabados. O acordo motivou o desenvolvimento de cinco Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes de Engenharia de Materiais do ICT/Unifesp.

O objetivo do acordo, iniciado em maio de 2021, é o desenvolvimento tecnológico do processo de trefilação para fabricação de arames metálicos revestidos a partir do controle e otimização de parâmetros de processo, incluindo caracterização microestrutural do fio-máquina e do arame trefilado, com identificação e quantificação das fases micro e nanométricas. Além disso, será feito um estudo da viabilidade do uso da tecnologia laser para o revestimento de superfícies dos componentes de operação com materiais micro e nanoparticulados. O projeto será finalizado até maio de 2023.

O resultado esperado é a evolução tecnológica do processo de trefilação, aumentando seu desempenho e a qualidade do produto obtido a partir do ajuste, controle e otimização de parâmetros de operação. Além disso, os pesquisadores visam ao revestimento de superfícies dos componentes de operação via tecnologia laser a fim de avaliar seu efeito na minimização do desgaste prematuro desses componentes. Para a professora Dra. Aline Capella, coordenadora do acordo, “os resultados parciais obtidos têm indicado aspectos produtivos importantes para a melhoria no desempenho da trefilação e seus produtos processados a partir de um novo desenho de processo, sendo validado em escala piloto pela Gerdau”.

Na primeira etapa, participaram do projeto cinco graduandos do curso de Engenharia de Materiais e dois graduandos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do ICT/Unifesp.

A partir desse acordo, foram desenvolvidos cinco Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Engenharia de Materiais do ICT/Unifesp: quatro já finalizados e um em andamento. As defesas ocorreram nos dias 03 e 04 de fevereiro. Para a coordenadora do acordo, “o projeto contribui para a formação dos estudantes, permitindo que o conhecimento adquirido ao longo de sua formação acadêmica seja empregado na solução de problemas do dia a dia de processos industriais. Além disso, estimula as atividades articuladas entre teoria, prática e seu contexto de aplicação, contribuindo para o desenvolvimento da região de forma colaborativa”.

Notícia publicada originalmente em: https://www.unifesp.br/campus/sjc/noticias/3117-acordo-estimula-pesquisas-na-area-de-fabricacao-de-arames-trefilados.html